Escritório de arquitetura e interiores - Jundiaí, Campinas e São Paulo


Blog


Arquitetura Moderna

06/03/2014

Com a experiência obtida na elaboração de projetos residenciais pude constatar algumas tendências e desejos comuns, na maioria de meus clientes, na forma de como sonhavam em construir suas casas. Primeiramente pude perceber, felizmente, que a arquitetura moderna, antes vista de forma pejorativa, conquistou o mercado, e o que era práxis está caindo em desuso, como as casas que imitam estilos de outrora – clássico, rococó, eclético etc. Parece-me que o conceito foi apreendido pelos meus clientes, a funcionalidade da planta, os planos de vidro enquadrando a paisagem e trazendo o exterior para o interior, a continuidade espacial, a conjugação de vários ambientes sem separá-los, a liberdade da estrutura, etc. Cito a arquitetura moderna, pois percebo que é devido as suas qualidades inerentes que muitas dessas tendências podem ser realizadas e, sendo assim, vou exemplificar adiante de forma resumida quais são e como usá-las de forma adequada.

Conjugação dos espaços sociais: façam a sala de estar, a de jantar e a cozinha no mesmo espaço e sem separações, contudo mantendo uma certa característica para cada um deles, como a sala de estar com pé-direito duplo e grandes planos de vidro com visuais para o paisagismo e a área de lazer, a sala de jantar com pé-direito menor e uma iluminação indireta na sanca de gesso e um lustre que destaque a mesa, e a cozinha delimitando sua fronteira com a sala de jantar por meio de um espaço gourmet, ou seja, uma bancada com cooktop e coifa de ilha e ao redor uma outra rebaixada para ser usada como copa ou local de reunião para os convivas.

Planos de vidro: utilize-os bastante, pois é muito agradável ter grandes vistas para a paisagem, contudo preste atenção à insolação, pois quartos devem evitar possuir planos de vidro na fachada oeste e norte, assim como a sala.

Aproveitamento do terreno: procure sempre possuir belos jardins vistos através de portas e janelas de vidros grandes, se o terreno for pequeno coloque os quartos em andar superior para liberar o andar térreo, senão sua casa vai ficar espremida dentro do lote e suas janelas vão se abrir para o muro;

Área de lazer: cuidado com edículas distantes da casa, geralmente elas são pouco utilizadas, prefira as varandas com churrasqueira adjacentes ao corpo principal da casa, de preferência como extensão da sala de jantar por meio de portas de correr ou balcão, e integradas à cozinha;

Quartos: prefira que todos os quartos possuam closets e banheiros, mesmo que em quartos com menos destaque tenha que fazer closets e banheiros menores, além disso coloque o closet no caminho para se chegar ao banheiro e também fora do caminho da porta do corredor, é muito chato entrar em um quarto e dar de cara com as roupas penduradas.

Volume: aqui cabe um alerta, cuidado para sua casa não virar um “caixote”, para tanto trabalhe o destacamento de volumes nas fachadas e alterne os materiais de cada um deles também. A caixa d’água merece um cuidado especial, pois devido à falta do telhado tradicional, não há como escondê-la debaixo dele, portanto um volume se destacará para abrigá-la, o que, geralmente pode ser resolvido no volume das escadas.

Custos: uma boa notícia para quem vai construir, pois as casas modernas, em sua maioria, têm preços de execução mais baixos, principalmente em relação ao telhado, pois estando escondido pela platibanda pode ser bem simples acarretando uma boa economia. 

Enfim , obviamente que não posso neste texto me ater a uma explicação acadêmica sobre a definição de arquitetura moderna, e sim apenas contextualizá-la no cotidiano das pessoas que não são profissionais da área para utilizarem em seus projetos futuros de moradia.



Projetos de arquitetura, interiores, decoração e paisagismo - Jundiaí, Campinas e São Paulo


Sites do Grupo Mello e Condini

Mello & Condini       Gustavo Mello Arquiteto       Next Furniture Móveis Planejados
                             
Arquitetura em Vinhedo       Arquitetura em Campinas       Arquitetura em São Paulo